terça-feira, 27 de novembro de 2007

A Leitura também tem sexo

Porque a Leitura também tem Sexo, sugerimos:

* para o Sexo Feminino:

  • "Perder uma Amiga por Causa de um Rapaz, Nunca!" de Cathey Hopkins, colecção " Clube das Amigas", Editorial Presença.

Uma jovem adolescente em conflito interior, por se ter apaixonado pelo mesmo rapaz que a sua melhor amiga.

  • "Tão cedo, Marta!" de Maria Teresa Maia Gonzalez , Difel.

    Marta é uma adolescente que, por falta de sorte ou por força do destino, teve de enfrentar uma responsabilidade para a qual não estava ainda preparada: a gravidez ...

* para o Sexo Masculino:

  • "O Diário Secreto de Adrian Mole" de Sue Towsand, Difel.

Reflexões/Experiências de um jovem problemático dos 13 anos 3/4 aos 23 anos...

  • "Noites no Sótão" de Maria Teresa Maia Gonzalez, Difel.

Dinis é um jovem atraente que confirma a regra segundo a qual é fácil ser-se bonito, ter-se um porte atlético quando se tem dezoito anos. Todavia (…) filho de pai alcoólico, experimenta um ambiente violento, mas é no sótão de sua casa que aprende que a solidão “é a pátria dos fortes”.

* ESTES LIVROS ENCONTRAM-SE À TUA DISPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA DA ESCOLA!

José Fanha na EBI - Novembro 2007

José Fanha nasceu em Lisboa, em 1951, licenciou-se em Arquitectura e foi Professor do Ensino Secundário.
Actualmente é guionista para televisão e cinema; poeta; declamador; autor de letras para canções e de histórias para crianças. Escreve com regularidade para a televisão, para o teatro e também para a rádio.
Nos seus tempos livres, que são escassos, José Fanha dedica-se, ainda, à pintura.
Na sua actividade profissional José Fanha apresenta-se sempre de mãos dadas com a Cultura, fez parte do grupo de teatro do Instituto Superior Técnico na década de 70. Foi fundador e animador de um outro grupo de teatro e participou em concursos de televisão e programas de rádio.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Intercâmbio escolar

Intercâmbio Escolar 2006 - 2008

A Escola Básica Integrada do Carregado, no presente ano lectivo, vai dar continuidade ao Projecto de Intercâmbio, encetado no ano lectivo anterior, entre a turma A do 5º ano, actual 6ºA, e o Colégio Espanhol de Vegaviana.
No ano passado, a nossa Escola foi anfitriã daquele Colégio, tendo realizado uma visita à Zona Histórica de Belém. Os alunos desenvolveram, conjuntamente, várias actividades para se conhecerem melhor, culminando este intercâmbio num almoço para confraternização. No presente ano lectivo, os nossos alunos deslocar-se-ão àquela localidade, em data a designar, para levar a cabo este projecto.
c.c.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Encontros com escritores


29 de Novembro : Autor José Fanha
Turmas 4ºA; 6ºC/D e 8º E no âmbito do Plano Nacional de Leitura

A Biblioteca dispõe, neste momento, de alguns exemplares deste escritor, para que possas adquiri-los; podes, assim, recordar este encontro, de uma forma mais personalizada, obtendo o autógrafo do mesmo.

Mais actividades

16 de Novembro:

* Dia Internacional da Tolerância - Meninos de Todas as Cores- contos e actividades com o 1º Ciclo, na Biblioteca da escola Sede.

3 a 14 de Dezembro:

* Campanha de Natal - Oferta de livros e material audiovisual à Biblioteca da Escola.

10 e 12 de Dezembro:

* A Todos um Bom Natal - contos e actividades dirigidas às turmas do 1º ano do 1º ciclo da Escola Sede e Escolas do Agrupamento, na Biblioteca da Escola Sede.

Feiras do Livro:

22 de Outubro, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares:

* Feira do Livro BEtroca- Porque a Biblioteca da tua Escola acredita que mesmo o livro usado tem sempre uma palavra a dizer..., quis assinalar este dia com uma Feira de Troca de livros, a BETroca.
Nesta feira, os alunos da escola puderam renovar a sua própria biblioteca, pondo à venda os seus livros usados/ lidos. Em troca, ganharam um vale de compras no valor da venda para comprar um livro novo, na Feira NataLivro, a decorrer de 5 a 12 de Dezembro.Que tal?!



Imagem da Feira do Livro BEtroca, que teve lugar na nossa escola, no dia Internacional das Bibliotecas Escolares.


3 e 10 de Dezembro:

* Ateliê de Cartões e Embrulhos de Natal às 2ªs das 10.15 às 11.45 h, na Biblioteca da Escola: neste espaço poderás aprender a personalizar as tuas Prendas e Cartões de Natal.





APRESENTAÇÂO

O Carregadinho d' Informação surgiu da necessidade que sentimos em dar a conhecer as actividades da nossa escola, as nossas/vossas leituras e novidades.

Trata-se de um espaço onde a comunidade escolar poderá descarregar a sua opinião, imaginação, criatividade...

Gostaríamos, assim, de ir ao encontro da identidade cultural da nossa comunidade educativa.