quarta-feira, 26 de março de 2008

Em tempo de pausa lectiva!

O tempo, esse precioso ser, que corre veloz em qualquer momento, sobretudo em fases de avaliação, limita-nos ao ponto de não termos espaço para deixar os votos de Santa Páscoa, a toda a comunidade educativa, tal como era nosso objectivo.
Este momento de avaliação na medida em que nos obriga a reflectir, assemelha-se à própria época pascal, que nos remete para a reflexão do nosso próprio ser...
Preparamo-nos também para o novo período que se aproxima, e que se adivinha pleno de actividades escolares e de novos conteúdos.
Ora, para que os nossos alunos, ávidos de esperança para aprenderem e para serem, vejam na escola a oportunidade de se formarem no sentido pleno da cidadania, preparamos mais uma etapa desse tempo de formação.
Uma pausa como esta mostra-se necessária para quem sente um enorme cansaço psicológico e necessite, obviamente, de "carregar baterias", para mais um tempo de trabalho.
c.c.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Encontro com Autor




Na passada quarta feira, dia 12 de Março, a autora

Mª Eugénia da Ponte encontrou-se na Biblioteca da Escola, no âmbito da Semana da Leitura, com as turmas 9ºD e CEF de Informática para uma amena conversa sobre livros, leitura, vida, desencontros, informática...
Residente no Carregado ( Obras Novas) e Analista Informática de profissão, nunca desistiu do sonho de um dia publicar um livro: " A capacidade de imaginar e de sonhar é um dom fascinante do ser humano e eu, com humildade e sem pretensões, guardei bem dentro de mim o sonho de publicar os meus escritos".

Esse dia aconteceu a 7 d Agosto de 2007, quando a autora, já com 52 anos, viu o seu primeiro livro ser editado: Desencontros Virtuais
Outros livros já estão em fase de projecto.
Nós ficamos à espera... Entretanto, vamos já torcer para que a "nossa" autora venha a ter muito sucesso!


sexta-feira, 7 de março de 2008

Semana da Amizade

Esta semana comemora-se a semana da amizade, pelo que deixamos o desafio para que todos pensem neste sentimento, que parece estar cada vez mais distante, ou disfarçado, no entanto, é preciso que este e outros sentimentos bons se cultivem e possamos mudar o rumo do amanhã!
Amigo é ...
Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!
Alexandre O'Neill, No reino da Dinamarca, INCM
"Ter um amigo é maravilhoso", aliás, Maria Rosa Colaço acredita que é nos jovens que está o futuro, eles são, em seu entender, "pequenos deuses felizes, na praia deserta" ... eles são verdadeiramente amigos "afagam-se e agridem-se, beijam-se e abraçam-se (...)" , também nós apostamos nos nossos jovens, por isso, aqui fica o desafio...
Sejam amigos,
cultivem a amizade,
ouçam-se, convivam...
e sejam felizes...
A felicidade conquista-se com cada gesto de amor, que temos para com o próximo, quanto mais felizes fizermos os outros, mais felizes nos sentiremos também...
Partilhemos o Sol, com um sorriso, e a sua luz iluminar-nos-á em cada instante das nossas vidas...
c.c.

UMA SEMANA "CARREGADINHA" DE LEITURA

O Plano Nacional de Leitura LER + propôs a todas as escolas que organizassem actividades educativas para comemorar a Semana da Leitura 2008 a decorrer, a nível nacional, de 3 a 7 de Março.
Neste âmbito a Biblioteca da nossa escola, em colaboração com as professoras de Língua Portugesa ( 2º e 3º Ciclos) e as professoras do 1º ciclo, aderiu a esta iniciativa, destinada a celebrar e a incentivar o prazer de ler entre crianças e jovens, desenvolvendo várias actividades:
* Histórias "Mimadas" entre turmas;
* Feira do Livro;
* Exposição de trabalhos;
* Encontro com autores/ convidados especiais.

Valeu a pena? "Tudo vale a pena/ quando a alma não é pequena".

quarta-feira, 5 de março de 2008

DESCARREGA AQUI AS TUAS ANEDOTAS E ADIVINHAS PREFERIDAS

João Morais, 4º A, foi o 1º a "descarregar":

ANEDOTA:

Era uma vez um senhor que tinha um burro e ia a caminho de Lisboa em cima do seu burro.
O burro ia muito devagar e o senhor, já muito cansado, a meio da viagem resolveu parar .
Depois o senhor viu uma bomba de gasolina e, como viu o burro muito cansado, resolveu ir lá pôr gasolina no rabo do burro.Então, pôs o tubo no rabo do burro e ligou a mangueira.O burro, que estava com as orellhas para baixo, virou-as para cima e começou a correr e o homem disse para o dono das bombas:
-Ei! Senhor, meta aqui também no meu cuzito para apanhar meu burritooo!
ADIVINHA:

Qual é coisa, qual é ela que cai de pé e anda deitada.


Resposta:chuva.