sábado, 21 de março de 2009

21 de Março - Dia Mundial da Poesia

Dia Mundial da Poesia... Hoje!

Como não há poesia sem poetas ...
Que vivam os poetas!

Como não há história sem palavras,
Que vivam as palavras.

Como não há palavras sem vida,
Que viva a vida...

Como não há vida sem esperança,
Que viva a esperança.

E assim é a poesia... ainda uma criança!

C.C.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Encontro com a escritora Maria Isabel M. Soares



Hoje, no primeiro dia de Primavera, Maria Isabel Mendonça Soares veio ao encontro dos nossos príncipes e princesas do 4º Ano do 1º ciclo e do 5º Ano do 2º ciclo da nossa escola.


Este encontro decorreu com entusiasmo geral. A nossa convidada sentiu-se lisonjeada pela forma como os mais pequenos escutaram atenta e ansiosamente as suas histórias e quiseram também saber quais os motivos da sua inspiração, a idade com que se iniciou na escrita, entre outras questões que tiveram oportunidade de lhe fazer. Os nossos pequenos ouvintes contaram também os seus anseios para iniciarem esta mesma arte de encantar e de educar...Estes bons piratas prometeram continuar as histórias desta escritora, para responderem ao desafio que a mesma lhes propôs e que também é um desafio nosso!


c.c.

terça-feira, 17 de março de 2009

VISITA DE ESTUDO À BAIXA POMBALINA E AO MUSEU DAS COMUNICAÇÕES EM LISBOA

No dia 17 de Março de 2009 as turmas do sexto ano da nossa escola realizaram uma visita de estudo à Baixa Pombalina e ao Museu das Comunicações, situada nessa bela cidade de Lisboa. A primeira parte da visita (para quatro das turmas do 6º ano, as outras três visitaram primeiro o Museu das Comunicações) foi dedicada à baixa lisboeta, surgida após o violento terramoto de 1755, por acção do Marquês de Pombal. Assim tivemos oportunidade de percorrer a Praça da Figueira, a Rua da Prata, a Rua de São Julião, a Rua do Ouro, a Praça D. Pedro IV (vulgarmente conhecida por Rossio) e o Largo de São Domingos. Pelo caminho pudemos observar farmácias antigas, prédios com "vestígios" de pombalino, janelas de guilhotina, azulejos característicos do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira , datada também deste século e ainda as casas onde viveram dois grandes autores da Língua Portuguesa: Fernando Pessoa e Eça de Queiroz.

Após um almoço retemperador das energias no Jardim do Império em Belém (onde nos juntámos com os nossos colegas que tinham visitado primeiro o Museu das Comunicações) foi a vez de nos deslocarmos ao Museu das Comunicações em Santos (em Lisboa e não no Brasil). Aqui tivemos hipótese de tomar contacto com várias exposições, tendo todas elas em comum a temática da Comunicação, essa necessidade tão importante do Homem, que apesar das características distintas nos diferentes tempos históricos, serviu quase sempre o mesmo propósito: aproximar quem está longe. Assim e divididos em grupos, alguns de nós visitaram a Casa do Futuro, onde pudemos ver a aplicação das novas tecnologias ao serviço da Comunicação, outros de nós vimos a evolução da comunicação desde a Malaposta até as Telecomunicações e outras ainda deparámo-nos com a evolução do Serviço Postal desde o século XVIII até aos nossos dias. Findo a visita a este museu, foi a vez de regressarmos a casa, com a certeza de ter muitas histórias para contar sobre este dia bem passado na companhia dos nossos amigos e dos nossos "stores".

LMS

terça-feira, 10 de março de 2009

Feira do Livro na EBI de 2 a 12 de Março


A nossa Feira do Livro vai decorrer até à próxima quinta-feira!

Divulgar os livros e os escritores também ajuda a promover a leitura, um dos motivos por que prorrogámos o prazo desta feira do Livro!
C.C.

quinta-feira, 5 de março de 2009

António Torrado na EBI - 4 de Março de 2009



O escritor António Torrado veio à nossa escola e todos nós ficámos encantados com a sua presença, as sua histórias, a sua afabilidade, sobretudo para com os mais pequenos.

Alegrou-nos também vê-lo satisfeito com as surpresas que os mais pequenos lhe fizeram, como sinal de agradecimento, quer da sua presença, quer das suas histórias que os fazem tão felizes.
C.C.

segunda-feira, 2 de março de 2009

"Falar Verdade a Mentir", de Almeida Garrett e "Não Te Posso Ver Nem Pintado" - CCB - Museu Berardo



Hoje, os alunos do 8º Ano da EBI foram ao encontro da arte e cultura à nossa capital, Lisboa, "essa princesa de outras eras (...)"!

Primeiro, ao Teatro - O Sonho - revisitando a peça de Garrett "Falar Verdade a Mentir", uma comédia que dispõe bem e que, simultaneamente, nos faz reflectir sobre a vida e a nossa atitude social no dia-a-dia da nossa existência; depois, à tarde, foi a vez do encontro com a "Arte" noutra perspectiva: a Pintura, no CCB, Museu Berardo - exposição: Não te posso ver nem pintado".

Os nossos alunos ficaram felicíssimos com esta oportunidade e o tempo também ajudou, pois nem choveu, nem esteve demasiado calor, o que tornou esta visita ainda mais agradável!

Ora, assimilar cultura e arte para ampliarem o seu conhecimento de uma forma lúdica, contactando socialmente com outras formas de aprendizagem, foi, para os nossos alunos, e para nós, extremamente gratificante.

C.C.

"Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente nos Jerónimos e "Isto É Arte" - C.A.M. da Gulbenkian


No dia 19 de Fevereiro, do corrente, os alunos do 9º Ano da EBI foram a Lisboa para assistirem ao espectáculo de Gil Vicente, "Auto da Barca do Inferno", em cena nos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, onde puderam não só adquirir uma nova perspectiva desta obra vicentina, tal como era objectivo do dramaturgo, como alargaram os seus horizontes culturais em relação a outras formas de cultura.
Os alunos tomaram, pois contacto com a exposição patente no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, onde constataram também com uma exposição sobre o Modernismo, para sistematização e ampliação de conhecimentos e de gosto por outras formas de arte e cultura.
De uma maneira geral, a apreciação dos alunos foi bastante positiva, pois aproveitaram o ensejo para encherem os pulmões de arte, cultura e civilização a caminho de um futuro ainda mais promissor.


C.C.

domingo, 1 de março de 2009

Concurso PNL - Páscoa Doce - 2008 / 2009

Os textos vencedores deste concurso encontram-se publicados no nosso Jornal http://carregadinho.com.sapo.pt/Fabrica1.html
Concurso PNL – Páscoa Doce! ...

Ensino Pré – Escolar e 1º Ano do 1º ciclo

Faz um desenho sobre a Páscoa, ou sobre algo que te lembre esta época festiva, numa folha A4 ou A5.

O teu desenho deve conter uma legenda para que possa ser melhor interpretado.

Concurso PNL – Páscoa Doce!... 2º, 3º e 4ºAnos – 1º ciclo

Comemorando a época da Páscoa que se avizinha, o PNL pede a tua colaboração na redacção de uma carta, ou na elaboração de um poema dedicado aos teus padrinhos ou, se preferires, um poema sobre esta época festiva, nomeadamente, a sua tradição e a lembrança que tens desta época.

Concurso PNL – Páscoa Doce!... 2º e 3º ciclos

Comemorando a época da Páscoa que se avizinha, o PNL pede a tua colaboração na redacção de uma carta, ou na elaboração de um poema, diário ou conto sobre esta época festiva, nomeadamente, a sua tradição e a lembrança que tens desta época.

Se preferires, num pequeno texto narrativo, conta uma história sobre as férias da Páscoa ou sobre esta quadra festiva.

Regulamento do Concurso: Páscoa Doce

O(s) melhor(es) trabalho(s) será(ão) divulgado(s) aqui e/ou no Carregadinho d'Informação - on-line!


O melhor desenho, carta, poema, diário ou conto apresentados serão publicados no nosso Jornal: Carregadinho de Informação, sendo-lhes, ainda, atribuído um prémio, de acordo com a categoria do trabalho, quer se trate de desenho – pré-escolar e 1º Ano do 1º ciclo – ou de carta, poema, diário ou conto, nos casos do 1º, 2º ou 3º ciclos.
Em cada situação, o professor da disciplina ou de turma fará uma pré-selecção do(s) melhor(es) trabalho(s), para, posterior escolha, dentre todos os apresentados, por ano ou ciclo e respectiva atribuição de prémios.
Assim, os trabalhos finais deverão ser entregues ao Júri composto pelos professores de cada ano/ciclo e, numa fase posterior, pela coordenadora do PNL e respectivos coordenadores do pré-escolar, 1º ciclo e coordenadora do Departamento de Línguas do 2º e 3º ciclos.
Será também entregue um diploma de participação a todos os alunos envolvidos na actividade.


A Coordenadora do PNL
Conceição Canelas