quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

CONCURSO LITERÁRIO INTER-TURMAS ( 2º ciclo)

Este Concurso Literário entre as turmas 6º E e F foi promovido pelas professoras de Língua Portuguesa, Sónia Gonçalves e Paula Clamote, e tem como objectivo promover o gosto dos alunos pela escrita.
As professoras determinam um tema por período e apuram os vencedores. No 1º Período, o tema foi " O meu Mundo" e os vencedores foram as alunas: Edynilvia Rodrigues, nº7, do 6ºE e Lizzian Braga Coimbra, nº17, 6ºF.
Parabéns!





Edynilvia Rodrigues, nº7, 6ºE

O meu mundo é o meu quarto. Sinto-me bem lá, é onde guardo as minhas recordações e os meus segredos.
Adoro o meu quarto, é um mundo diferente de todos os outros.
sempre que chego da escola é para lá que eu vou. Faço imensas coisas no meu quarto, estudo, brinco, faço festas e jogo no computador.
Lembro-me de quando era pequenina, não gostava de nada e o meu pai dizia-me que eu um dia iria gostar tanto de uma coisa que nunca me iria separar dela. Pelos vistos o meu pai tinha razão, porque eu gosto tanto do meu quarto, que nunca me vou separar dele. A vida dá tantas voltas!
Bom, este é o meu mundo, um espaço muito alegre e divertido.

Lizzian Braga Coimbra, nº17, 6ºF
Há muitos anos atrás existia um sítio onde a paisagem era bela. Os rios eram limpos, o mar era calmo, o céu era um azul lindo de morrer! A relva era verdinha...
Mas os anos passaram, e hoje aquela coisa linda que se chama "Mundo" estava em perigo. Os homens poluíam cada vez mais, o lixo que se espalhava por todos os lados, a camada de ozono estava prestes a desaparecer! Foi horrível, mas alguém tinha de o proteger! Alguém! Mas quem! Quem? Quem?
Um grupo de crianças reuniu-se para discutir o que havia de fazer, e o mais engraçado de tudo é que reuniram-se crianças de várias nacionalidades, uma portuguesa, um espanhol, um inglês, uma brasileira, um japonês, uma chinesa, uma ucraniana, um venezuelano, enfim. Mas a questão é...
Como salvaremos o mundo? Como o podemos proteger? Como? Porquê? Que fazemos?
Eram tantas as questões...
Passou um, dois, três, quatro dias, até que pensaram num plano.
- Sim, sim! Que óptima ideia! - disse o espanhol para a chinesa- É isso que vamos fazer. - Todos concordaram mas acharam melhor pensarem bem neste plano.
Estava na hora de pôr o plano em acção, viajaram por todo o mundo, cartazes p'ra cá, cartazes p'ra lá, na Internet só havia jogos e passatempos, sites sobre o planeta, na televisão também, só havia programas sobre o nosso mundo...
As pessoas começaram a perceber que não estavam a destruir apenas o mundo mas também a eles próprios. Todos colaboraram nem um ficou parado! Ninguém! A camada de ozono foi se recuperando e o mundo foi salvo por crianças, elas tiveram uma grande recompensa. Porque salvar o mundo não é p'ra qualquer um!
E assim estas crianças receberam uma grande recompensa " Viver com o orgulho de ter protegido o nosso Mundo".

Sem comentários: