sábado, 13 de junho de 2009

Santo António de Lisboa ou Fernando de Pádua!



Terá nascido em Lisboa, em 1191 ou em 1195 - segundo alguns livros, em 15 de Agosto de 1195 -, tendo vindo a falecer com apenas 36 anos, em 13 de Junho de 1231, no convento de Santa Maria de Arcella, às portas da cidade que baptizou de casa espiritual, em Pádua, Itália.

Fernando, seu nome de baptismo, único herdeiro de Martinho, nobre pertencente à família dos Bulhões e Taveira de Azevedo, viveu uma infância tranquila, absorvido pelas bibliotecas, onde terá feito as suas primeiras leituras dos tratados teológicos e científicos às Sagradas Escrituras. Possuía uma vasta cultura geral e religiosa, sendo apelidado pelos colegas de: "Arca do Testamento", abdicando da vida nobre e tranquila para pregar a palavra de Deus.

Cedo optou pelo hábito da Ordem de Santo Agostinho, em Coimbra. Depois de testemunhar a coragem dos jovens frades, Fernando decidiu entrar para a Ordem Franciscana - 1220 - e adoptar o nome de António, em homenagem a Santo Antão.

O mestre inspirador de Santo António foi São Francisco, um homem simples, sábio, que falava com os bichos e que recebeu as chagas do próprio Cristo.
Santo António, padroeiro dos pobres, era um orador inspirado, de pregação em pregação, de povoado em povoado, primeiro em Portugal, depois em Itália e na França, foi professor de Teologia e grande pregador. Foi convidado por São francisco para pregar aos Albigenses, em frança, depois transferido para Pádua, onde converteu um grande número de pessoas com os seus actos e as suas palavras.
Santo António - o Santo Popular

Lisboa protagoniza duas tradições portuguesas, as Marchas Populares, inseridas nas festas da cidade de Lisboa, que se festejam desde 1932 e os Noivos de Santo António, que datam de 1958. Foram muitos os que se juntaram em cerimónias com décadas de existência.

C.C.

Sem comentários: