quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dias Culturais na BE/CRE

23 de Abril- 1º Dia Cultural na BE/ CRE e Dia Mundial do Livro

Manhã - As turmas do ano encontraram-se com o autor, actor e encenador Pedro Pinheiro. Natural de Abrigada a viver em Lisboa por questões profissionais, acedeu pronta e simpaticamente ao convite feito pela Coordenadora da Biblioteca, através do Gabinete de Apoio às Bibliotecas Escolares da Câmara Municipal de Alenquer, para vir à nossa escola enriquecer-nos culturalmente. E se o saber não ocupa lugar, os encontros com convidados especiais também não . Quem é que não gosta de estar " in loco" com gente conhecida da televisão, do teatro, do cinema. Gente famosa e, " ainda por cima ", da nossa terra ou melhor nascido e criado no nosso Concelho. Bom, o que interessa é que "é cá dos nossos" e não foi o facto de viver num meio pequeno e longe de Lisboa que o impediu de um dia concretizar um sonho, o sonho de ser actor.

Tarde- Estivemos à conversa com as turmas 6º E e F sobre o livro 25 a 7 Vozes de Alice Vieira no âmbito do Plano Nacional de Leitura, das comemorações do 25 de Abril e do Dia Mundial do Livro. Foi um três em um...
Os alunos/ participantes leram passagens do livro, dramatizaram cada uma das 7 vozes e falaram sobre o que para eles era o 25 de Abril à semelhança das personagens do livro.

24 de Abril- 2º dia Cultural na BE/CRE
Manhã- Partindo do conto O Tesouro de Manuel António Pina e de testemunhos reais dos que viveram em pleno este dia, contou-se o 25 de Abril aos mais jovens, 4ºA e 4ºB.
"O Tesouro" de Manuel António Pina. Com uma linguagem simples, conta a história de um povo infeliz e solitário que vivia no País da Pessoas Tristes. Podem fazê-lo no site http://www.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=tesourobd.
É uma viagem à memória de um tempo que nos deu a liberdade que hoje vivemos. Essa liberdade é para nós, nos dias que correm, tão natural como respirar. No entanto, nunca é demais lembrar que é um bem que devemos cuidar, velar e a todo o custo preservar.







Sem comentários: