terça-feira, 15 de abril de 2008

Visita de Estudo à Fragata D. Fernando II e Glória e ao Aquário Vasco da Gama

No dia 15 de Abril, os alunos do quinto ano de escolaridade das turmas A, B e D da nossa escola, deslocaram-se a Cacilhas e a Algés em visita de estudo à Fragata D. Fernando II e Glória e ao Aquário Vasco da Gama, no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal.

A Fragata que se encontra em Cacilhas (Almada) foi o último grande navio à vela da Marinha Portuguesa e também a última "Nau" a fazer a chamada "Carreira da Índia"- verdadeira linha militar regular que desde o século XVI e durante mais de 3 séculos, fez a ligação entre Portugal e aquela colónia. Nesta embarcação, as crianças da nossa escola tiveram oportunidade de conhecer este barco recuperado nos estaleiros do Arsenal Real da Marinha de Damão (na Índia) e que agora passou a fazer parte do Património do Concelho de Almada. Foi com grande entusiasmo que os alunos percorreram o navio nos nos seus diferentes pavimentos, tomando contacto com a dura realidade das viagens marítimas num navio com estas características. Com a ajuda de audio-guias, os alunos preencheram um guião de exploração do navio, contando também com toda a disponibilidade dos Marinheiros que se encontravam a serviço na Nau para realizarem tal tarefa.

Já no Aquário Vasco da Gama, localizada na freguesia da Cruz Quebrada (concelho de Oeiras), o grupo teve a oportunidade de conhecer diferentes espécies animais e vegetais, características dos nossos mares. Através das explicações das Monitoras do Aquário que acompanharam as turmas visitantes, o grupo ficou a saber mais sobre a alimentação, revestimento, habitat, locomoção e reprodução das várias espécies animais que se encontram em cativeiro. No final da visita, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação em Power Point sobre os animais marinhos, dinamizada por uma das monitoras que acompanhou a visita ao Aquário, onde foi lançado um desafio aos presentes: a realização de trabalhos escritos ou desenhadas sobre o Aquário Vasco da gama, tendo em vista a exposição dos mesmos anfiteatro do Aquário.

Antes de regressar ao Carregado, os alunos tiveram ainda a oportunidade de lanchar no jardim do Aquário Vasco da Gama. Esta visita irá repetir-se nos dias 17 e 18 de Abril para as turmas C, E, F e G do quinto ano de escolaridade, consagrando assim uma iniciativa conjunta dos professores de História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza que desta forma pretendem chamar a atenção para os diferentes recursos que o Mar, esse elemento tão inspirador de poetas e escritores portugueses, tem a oferecer às gerações futuras
.

Pelo Sonho é que vamos...


Sem comentários: