sexta-feira, 25 de julho de 2008

Cultura e Tradição de Santiago de Compostela



Hoje é dia de Santiago de Compostela, cuja hagiografia nos proporciona um conhecimento mais profundo da história e tradição desta região. Santiago de Compostela é a capital da Galiza, cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca, aqui se deslocam os peregrinos, provenientes de todos os cantos do mundo, onde podem ver o manto de Sant'Iago, um dos apóstolos de Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar.

A sua existência ascende ao século IX, e de acordo com a tradição medieval, o eremita Paio, em 1077, teve um sinal de que os restos mortais de Santiago Maior e de dois dos seus discípulos, se encontravam no local, onde mais tarde veio a erigir-se Compostela. Pensa-se, aliás, que o topónimo Compostela pode derivar de Campus Stellae, isto é, "campo de estrelas" ou, como se depreende doutra tese, de Composita Tella, "terras bem ajeitadas", o mesmo é dizer cemitério ou, ainda, "[Ja]Com[e A]postol[u]".

Devido às lutas sucessivas entre cristãos e muçulmanos esta cidade foi destruída pelos mouros em 997, mas reconstruída, logo a seguir. Mais tarde, em 1075, procedeu-se à construção da catedral românica, que proporcionou um aumento significativo de peregrinos a Compostela, conferindo-lhe um “lugar de referência religiosa a nível europeu”.

No século XVI, a criação da Universidade de Santiago de Compostela, influi ainda mais na sua importância, agora, também eleita como centro cultural, não apenas religioso.

A região da Galiza é de facto a que mais se aproxima de Portugal, sobretudo, não esqueçamos que, em Bragança, existe ainda uma aldeia comunitária, Rio de Onor, cujas tradições e vivências se estendem à localidade espanhola de Rihonor de Castilla.

Assim sendo, Rio de Onor é uma freguesia do concelho de Bragança caracterizada pela partilha e entreajuda dos seus habitantes, quer dos fornos; quer dos terrenos agrícolas, quer, ainda, do rebanho que pasta em todos os terrenos.

No entanto, estas duas aldeias, Rio de Onor, portuguesa, e Rihonor de Castilla, espanhola, geograficamente, situam-se em território português e espanhol, sendo divididas apenas pelo rio, afluente do Rio Douro e que tem o mesmo nome da localidade, servindo-lhes de fronteira.

Assim, a Galiza, além destas características, tem ainda em comum com Portugal, precisamente com a nossa região, a celebração da festa da ascensão.

c.c.



Sem comentários: