segunda-feira, 28 de julho de 2008

Prémio Camões Atribuído a João Ubaldo Ribeiro

De acordo com informação da Direcção-geral do Livro e das Bibliotecas, "o Prémio Camões, instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, é o maior prémio de prestígio da língua portuguesa. Com a sua atribuição, é prestada anualmente uma homenagem à literatura em português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projecção e reconhecimento da língua portuguesa".
NL. Lusa

João Ubaldo é o oitavo brasileiro a receber a homenagem, criada pelos governos de Portugal e do Brasil, em 1988, vencendo, assim, a 20ª edição do Prémio Camões.

João Ubaldo Ribeiro foi escolhido pelo conjunto da sua obra, que contribui para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa. Aliás, segundo o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, "vem reforçar a qualidade do Prémio Camões". D. N.

João Ubaldo é visto como o sucessor de Jorge Amado. Aliás, as suas obras são, segundo o Jornal O Estado de São Paulo, publicadas pelas mesmas editoras daquele escritor.

O Prémio Camões 2007 foi entregue a Lobo Antunes, no passado dia 25 de Julho, pelos presidentes da República de Portugal e do Brasil, respectivamente, Aníbal Cavaco Silva e Luiz Inácio Lula da Silva, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos.

Segundo a acta do júri, a escolha de António Lobo Antunes é justificada pela sua "mestria em lidar com a língua portuguesa, aliada à mestria em descortinar os recessos mais inconfessáveis do ser humano, transformando-o num exemplo de autor lúcido e crítico da actualidade literária".

c.c.

Sem comentários: