sexta-feira, 25 de julho de 2008

Dia 25 de Julho é o dia do Escritor no Brasil

O dia do escritor é sem dúvida o dia do leitor também, já que um existe sempre em função do outro.
O escritor é um ser sensível ao mundo que nos rodeia, e que transporta para os livros essas vivências da vida, com as quais aprendemos a ser.
Se pensarmos que ancestralmeste o povo, que possuía menos cultura, resumia as moralidades do quotidiano em provérbios ou adágios, que, sendo de extensão limitada, se memorizavam melhor, numa altura em que o acesso à cultura e à informação era tão escasso e difícil, conseguimos perceber quão importante é estarmos informados para podermos reflectir, diariamente, sobre a maneira como agimos e como podemos intervir crítica e criativamente em sociedade.
No Brasil, são vários os escritores que captam as vivências sócio-políticas e culturais e que perpassam a literatura brasileira em geral. E, não querendo menosprezar nenhum escritor, quero lembrar alguns que talvez conheçamos melhor, como é o caso de Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles ou Manuel Bandeira, entre outros.
Em Portugal, também não podemos esquecer aqueles que imortalizaram a nossa pátria e a gente lusa ... falamos de Camões, evidentemente, mas, ao longo dos tempos, outros escritores como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Vergílio Ferreira, José Saramago e toda a geração de escritores contemporâneos que possuem a qualidade e a virtude de continuarem a celebrar a nossa existência e a nossa presença a nível mundial.
É com todos estes escritores que aprendemos, que nos deleitamos e com a ajuda destes formamos novos leitores, como vem acontecendo com os nossos pequenos, mas já grandes escritores, da nossa comunidade educativa, que esperamos dêem contuidade a esta estirpe de escritores.
Por tudo o que se disse anteriormente, fica aqui o nosso agradecimento a todos aqueles que são dotados deste dom e o nosso reconhecimento de que embora pequenos geograficamente, temos sido e esperamos continuar a ser grandes histórica e culturalmente.
c.c.

Sem comentários: