sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril

25 de Abril de 1974
No dia 25 de Abril de 1974, um grupo de jovens capitães levou a cabo um golpe militar que pôs fim a uma ditadura de 48 anos e a uma guerra que já durava há 13 anos. Foram os chamados Capitães de Abril, dos quais se destacou o Capitão Salgueiro Maia que liderou uma coluna militar que vinha de Santarém e que acabaria por tomar o Terreiro do Paço em Lisboa. Foi ainda este jovem oficial do exército (tinha 29 anos, na altura da Revolução) que pediu a rendição do Presidente do Conselho, Marcelo Caetano que se tinha refugiado no Quartel do Carmo.
Esta revolução que só custou a vida de quatro civis que se manifestavam às portas da sede da sinistra Polícia Política do Regime deposto (a PIDE/DGS), trouxe a Liberdade, a Democracia e a Paz ao Povo Português, constituindo um dos momentos mais importantes na história recente de Portugal. A partir desta data foi possível exprimir livremente as opiniões sobre qualquer assunto, sem medo de represálias, organizar partidos políticos e sindicatos livres e dar uma solução política a uma guerra que se travava na Guiné, em Angola e em Moçambique, a denominada Guerra Colonial que durou de 1961 a 1974.
Alguns escritores e poetas portugueses, tais como José Carlos Ary dos Santos, Manuel Alegre, José Cardoso Pires, José Gomes Ferreira, Manuel da Fonseca ou Sophia de Mello Breyner puderam exprimir livremente os seus pensamentos e emoções, sem ver cortada as suas mensagens pelo lápis azul da Censura (instituição que não deixava publicar ou exibir mensagens que não fossem de acordo com os princípios ou ideias defendidas pelo Regime).
Nesse dia, o povo chegou à rua para aclamar a Revolução, vitoriando os soldados revoltosos que lhe devolviam a Liberdade e a Esperança numa vida melhor para todos.
Como disse a grande poetisa portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen sobre este acontecimento histórico,
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo.



Militares de Abril de cravo* em punho
* O Cravo tornou-se o símbolo da Revolução porque nesse dia, uma empregada duma conhecida pastelaria de Lisboa que trazia cravos nas mãos para uma festa, contente com o que estava a assistir naquele momento histórico, resolveu oferecer as flores que transportava aos soldados que se encontravam em operações militares. A partir daí, o Cravo passou a simbolizar a Revolução do 25 de Abril.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dias Culturais na BE/CRE

23 de Abril- 1º Dia Cultural na BE/ CRE e Dia Mundial do Livro

Manhã - As turmas do ano encontraram-se com o autor, actor e encenador Pedro Pinheiro. Natural de Abrigada a viver em Lisboa por questões profissionais, acedeu pronta e simpaticamente ao convite feito pela Coordenadora da Biblioteca, através do Gabinete de Apoio às Bibliotecas Escolares da Câmara Municipal de Alenquer, para vir à nossa escola enriquecer-nos culturalmente. E se o saber não ocupa lugar, os encontros com convidados especiais também não . Quem é que não gosta de estar " in loco" com gente conhecida da televisão, do teatro, do cinema. Gente famosa e, " ainda por cima ", da nossa terra ou melhor nascido e criado no nosso Concelho. Bom, o que interessa é que "é cá dos nossos" e não foi o facto de viver num meio pequeno e longe de Lisboa que o impediu de um dia concretizar um sonho, o sonho de ser actor.

Tarde- Estivemos à conversa com as turmas 6º E e F sobre o livro 25 a 7 Vozes de Alice Vieira no âmbito do Plano Nacional de Leitura, das comemorações do 25 de Abril e do Dia Mundial do Livro. Foi um três em um...
Os alunos/ participantes leram passagens do livro, dramatizaram cada uma das 7 vozes e falaram sobre o que para eles era o 25 de Abril à semelhança das personagens do livro.

24 de Abril- 2º dia Cultural na BE/CRE
Manhã- Partindo do conto O Tesouro de Manuel António Pina e de testemunhos reais dos que viveram em pleno este dia, contou-se o 25 de Abril aos mais jovens, 4ºA e 4ºB.
"O Tesouro" de Manuel António Pina. Com uma linguagem simples, conta a história de um povo infeliz e solitário que vivia no País da Pessoas Tristes. Podem fazê-lo no site http://www.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=tesourobd.
É uma viagem à memória de um tempo que nos deu a liberdade que hoje vivemos. Essa liberdade é para nós, nos dias que correm, tão natural como respirar. No entanto, nunca é demais lembrar que é um bem que devemos cuidar, velar e a todo o custo preservar.







terça-feira, 22 de abril de 2008

Dias Culturais na E.B.I. - 23 e 24 de Abril de 2008

Escola interactiva, amanhã e depois os alunos deste agrupamento estarão envolvidos em actividades várias, no âmbito das diferentes disciplinas que enformam o seu currículum, nomeadamente: A Hora do Conto; Recital de Primavera, com declamação de poemas variados; pequenas dramatizações; peddy-paper e jogo do vinte e quatro; gastronomia portuguesa, francesa e inglesa; bancas de doces; taberna à anos sessenta; exposição Eco-Escola; laboratório aberto, colóquio discoteca com música contemporânea; projecção de filmes diversificados; desfile de moda; exposição de diferentes trabalhos no âmbito da Área de Projecto e de outras disciplinas, bem como da posssibilidade de os alunos contactarem com os computadores portáteis, veículo de comunicação, informação, diversão, entre outras.
Ainda no âmbito da Língua Portuguesa, haverá uma pequena exposição dos usos e costumes / tradições culturais, das diferentes regiões do nosso país, sobretudo das regiões de onde são oriundos os professores desta escola.
c.c.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Visita de Estudo à Fragata D. Fernando II e Glória e ao Aquário Vasco da Gama

No dia 15 de Abril, os alunos do quinto ano de escolaridade das turmas A, B e D da nossa escola, deslocaram-se a Cacilhas e a Algés em visita de estudo à Fragata D. Fernando II e Glória e ao Aquário Vasco da Gama, no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal.

A Fragata que se encontra em Cacilhas (Almada) foi o último grande navio à vela da Marinha Portuguesa e também a última "Nau" a fazer a chamada "Carreira da Índia"- verdadeira linha militar regular que desde o século XVI e durante mais de 3 séculos, fez a ligação entre Portugal e aquela colónia. Nesta embarcação, as crianças da nossa escola tiveram oportunidade de conhecer este barco recuperado nos estaleiros do Arsenal Real da Marinha de Damão (na Índia) e que agora passou a fazer parte do Património do Concelho de Almada. Foi com grande entusiasmo que os alunos percorreram o navio nos nos seus diferentes pavimentos, tomando contacto com a dura realidade das viagens marítimas num navio com estas características. Com a ajuda de audio-guias, os alunos preencheram um guião de exploração do navio, contando também com toda a disponibilidade dos Marinheiros que se encontravam a serviço na Nau para realizarem tal tarefa.

Já no Aquário Vasco da Gama, localizada na freguesia da Cruz Quebrada (concelho de Oeiras), o grupo teve a oportunidade de conhecer diferentes espécies animais e vegetais, características dos nossos mares. Através das explicações das Monitoras do Aquário que acompanharam as turmas visitantes, o grupo ficou a saber mais sobre a alimentação, revestimento, habitat, locomoção e reprodução das várias espécies animais que se encontram em cativeiro. No final da visita, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação em Power Point sobre os animais marinhos, dinamizada por uma das monitoras que acompanhou a visita ao Aquário, onde foi lançado um desafio aos presentes: a realização de trabalhos escritos ou desenhadas sobre o Aquário Vasco da gama, tendo em vista a exposição dos mesmos anfiteatro do Aquário.

Antes de regressar ao Carregado, os alunos tiveram ainda a oportunidade de lanchar no jardim do Aquário Vasco da Gama. Esta visita irá repetir-se nos dias 17 e 18 de Abril para as turmas C, E, F e G do quinto ano de escolaridade, consagrando assim uma iniciativa conjunta dos professores de História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza que desta forma pretendem chamar a atenção para os diferentes recursos que o Mar, esse elemento tão inspirador de poetas e escritores portugueses, tem a oferecer às gerações futuras
.

Pelo Sonho é que vamos...


segunda-feira, 14 de abril de 2008

Visita de Estudo - Lisboa: Torre de Belém; C. C.B.; Teatro Sonho e Museu do Teatro


No dia 10 de Abril, partimos para mais uma aventura, rumo à capital - Lisboa - essa princesa de todos conhecida e amada, visitada e vivida apenas por alguns ...

Esta Lisboa que tem no ventre o fado, a cultura portuguesa, o teatro, a dança, o futebol, o sol, a praia... e pontes entre nós que nos permitem conhecê-la melhor, nomeadamente, através de visitas de estudo como esta...

Todas as turmas do 8º Ano foram em digressão à Torre de Belém, ex-libris da nossa cultura da época das descobertas; ao Centro Cultural de Belém, para visitarmos a Colecção Berardo daquele museu, preenchendo as nossas expectativas a propósito da arte do século XX. De tarde, assistimos à representação da peça "Antes de Começar" de Almada Negreiros, no Teatro O Sonho.

Antes de regressarmos visitámos também o Museu do Teatro e, pelo caminho, ainda pudemos contactar com a arte deste mesmo escritor do século XX, Almada Negreiros, que se encontra no painel de azulejos pintados por si, na Avenida de Ceuta...

Ora, plenos de cultura e cheios de sonhos... regressámos ao Carregad0.

Um cenário do Museu do Teatro, no Lumiar, em Lisboa.