quinta-feira, 21 de maio de 2009

Quinta-feira da Ascensão ou de Espiga

A quinta-feira da Ascensão coincidente com o Dia da Espiga celebra-se um pouco por todo o país, com particular relevo no distrito de Santarém, mais precisamente na região ribatejana de Vila Franca de Xira, Azambuja, Almeirim, Benavente, Chamusca, Golegã, Salvaterra de Magos, Torres Novas, entre outras.

A quinta-feira da ascensão ocorre justamente 40 dias a seguir à Páscoa, sendo o último dia em que Jesus esteve com os seus discípulos, antes de subir ao Céu.

Por outro lado, a quinta-feira de espiga que coincide com esta comemoração cristã tem já uma longa tradição. Outrora, neste dia, as pessoas saíam cedo para os campos e íam apanhar um ramo composto pelos seguintes elementos: espigas de trigo que simbolizam o pão para que este não falte durante todo o ano, o ramo de oliveira, simboliza o azeite e, por consequência, a luz, os malmequeres amarelos e brancos, a alegria, a papoila, a coragem e a determinação, o rosmaninho ou alecrim, a saúde e a paz, nalgumas regiões ainda a videira, simbolizando o vinho (pão e vinho de Cristo). O símbolo do ramo da espiga, na globalidade, significa o desejo de uma vida sã, farta e alegre.
C.C.

Sem comentários: