segunda-feira, 2 de junho de 2008

A Leitura também tem sexo...

Neste espaço fica o desejo de que os nossos alunos, desta vez, os do sexo masculino, se deliciem com a descoberta das histórias narradas em cada um dos livros que lhes recomendamos...

O prazer de ler, tal como o de escrever, advém do facto de amarmos o que fazemos. Se, quando lemos um livro, nos identificamos com uma personagem, se nos revemos no papel do(s) seu(s) herói(s), ou, ainda, se o acontecimento narrado nos for familiar, tais factos tornam ainda mais aprazíveis os momentos de leitura.

O desafio lançado aos nossos alunos é esse mesmo o de tornarmos aprazíveis e proveitosos os seus momentos de leitura, de forma que a reflexão daí resultante e, quiça, a mudança de atitude, pela forma como podemos encarar o mundo, seja evidente, quer perante um relato real, sobre casos da vida, quer face à ficção narrativa.

Desta vez, recomendamos a leitura da obra de Mafalda Moutinho, dentre todas as obras já publicadas, O Tesouro do Veleiro Espanhol ... transporta-nos para uma época dourada da nossa existência.

Os Primos, Ana, Maria e André, partem para mais uma aventura, durante uma semana de férias em Valência, Espanha, a bordo de um magnífico veleiro, o Mil Vida. A aventura inicia quando estes observam um saco preto a boiar na água, cautelosamente, recolhem-no e decidem abri-lo de noite, mas alguém consegue antecipar-se. No dia seguinte, descobrem quatro misteriosas cópias do cálice do Santo Graal (sangue de Cristo). Aparece, entretanto, um estranho veleiro, sem tripulação, que quase abalroa o Mi Vida, para desaparecer, de imediato, no intenso nevoeiro. Os Primos reunem-se, fora do espaço do barco, porém, inesperadamente, são atacados por quatro tubarões e Ana é ferida. Sem rádio, o motor sem funcionar, e sem terem como pedir ajuda, vêem-se em apuros, quando aparece o capitão Pizarro que, fizera reféns todos os adultos, e lhes fala de um incrível tesouro escondido num galeão no fundo do mar…

c.c.

Sem comentários: