quinta-feira, 29 de maio de 2008

A Leitura também tem sexo

Alice Vieira é uma das escritoras portuguesas, de livros para adolescentes e jovens, mais conhecida entre o público desta faixa etária, além disso, a sua obra é também traduzida e divulgada no estrangeiro.

A fluência da sua escrita e a capacidade de construção narrativa aliadas ao dom de criar heróis problemáticos, mas verosímeis, pela forma como o leitor consegue envergar as roupagens destes heróis, cativando-o para a leitura dos seus livros, faz com que a sua obra seja tão apreciada.

A obra Rosa, Minha Irmã Rosa, publicada em 1979, foi a primeira de Alice Vieira, com a qual obteve o prémio Gulbenkian e lhe abriu portas para a sua vasta produção literária.

Por conseguinte, recomendamos no espaço A Leitura também tem sexo a leitura da referida obra pelo público do sexo feminino.

Esta é a história de uma menina chamada Mariana, filha única, que tem dez anos quando nasce a sua irmã, Rosa. Assim, Mariana vai ter de aprender a partilhar afectos, atenção e o seu próprio espaço com a irmã. No entanto, Mariana tem, pelo menos, a recordação da Avó Lídia e a amizade da sua amiga Rita que ela não vai precisar de dividir com mais ninguém, muito menos com a irmã, que ela sente, neste momento, como «uma intrusa».


c.c.

Sem comentários: