quinta-feira, 1 de maio de 2008

Tradição Cristã de Origem Pagã


Na tradição cultural da antiguidade, o dia 1º de Maio é, segundo uma tradição pagã, o dia escolhido para se colocarem vários ramos de maias, pelos campos, como sinal da sua fertilização e, ainda, para se colocar um ramo de maias à entrada das casas para simbolizar também abundância e prosperidade.

Este gesto também utilizado na Cultura Africana e na Civilização Maia, continua a ser tradição em algumas regiões rurais do nosso país.

A comemoração da Ascensão teve origem no Séc. III a.c., em Jerusalém, sendo de origem Islâmica. Na tradição cristã esta ascende ao ano 33 d. c. simbolizando o fim da missão do Redentor na Terra e a sua entrada na Glória Celeste, celebrando-se, concomitantemente, no dia do Pentecostes.

Esta tradição cristã tinha por ritual a bênção dos primeiros frutos, com uma procissão de tochas e estandartes.

A festa da Ascensão celebra-se, actualmente, à quinta-feira, passando a ser de tradição popular. Desta forma, o povo pretende prestar homenagem a Jesus Cristo, sendo que o símbolo da fertilidade dos primeiros frutos é representado pela espiga que, durante o ano inteiro, fica em sinal de respeito e fé, dependurada numa parede de casa, sendo renovada anualmente.
c.c.

Sem comentários: