quinta-feira, 1 de maio de 2008

Quinta-feira da Ascensão (ou de Espiga)


A Ascensão do Senhor festeja-se, na região do Ribatejo, com algumas tradições, como a do Ramo da Espiga que todos conhecemos, e cuja simbologia é a seguinte:

A composição do ramo da espiga varia, conforme as regiões, pode apresentar a espiga, a papoila, o malmequer, simplesmente representando pão, prosperidade e alegria, respectivamente; juntando-se uma moeda e um pão, para durar até ao ano seguinte.

Noutras regiões, ao ramo em questão, junta-se o ramo da oliveira, um galho de videira com um cacho e, ainda, alecrim ou rosmaninho.

Esta última composição tem o significado da anterior, a espiga, elemento principal do ramo, significa o pão, para que haja abundância; o malmequer, a prosperidade, a riqueza; a papoila, a alegria, o amor, a coragem; acrescendo, agora, o significado da oliveira que representa o azeite, a luz e a paz (a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira); a videira, o vinho e a alegria; o alecrim (ou rosmaninho) representa a saúde, a força, a vitalidade.

Esta simbologia a que se faz referência é, antes de mais, o agradecimento colectivo ao Senhor e a expectativa de uma mesa farta e saudável para todo o ano.

O povo crê ainda que este costume, do ramo e seus elementos, seja em quantidade ímpar, para consubstanciar esta tradição, que ano a ano se vai renovando sempre com a mesma fé.
c.c.

Sem comentários: